0

Café Verde – Benefícios, como usar e efeitos colaterais




VISÃO GERAL

O café verde é simplesmente café cru, não torrado. Os defensores alegam que o café verde, extrato de café verde e suplementos de café verde oferecem uma variedade de benefícios para a saúde.

Embora usado principalmente para perda de peso, o café verde pode ajudar a regular o açúcar no sangue e melhorar as habilidades cognitivas e de memória em adultos mais velhos.

CHÁ VERDE – CONCEITO

O café verde é uma forma de café não torrada ou muito processada. Na medicina alternativa, acredita-se que o café verde ajuda no tratamento das seguintes condições de saúde:

 

  • Câncer colorretal
  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Doença de Alzheimer
  • Doença cardíaca
  • Síndrome metabólica

 

O café verde também é dito para promover a perda de peso, reduzir a  inflamação e retardar o processo de envelhecimento. Algumas das reivindicações são melhor apoiadas em pesquisa do que outras.

Benefícios do Café Verde

O café verde contém ácido clorogênico, um poderoso antioxidante que tende a se decompor quando grãos de café são torrados. Algumas pesquisas sugerem que a retenção de ácido clorogênico no café verde é amplamente responsável pelos benefícios para a saúde.




Embora a pesquisa seja limitada, há evidências de que o café verde pode estimular o metabolismo (a conversão de calorias e oxigênio em energia). O metabolismo não se resume apenas na digestão – dita o quão bem todas as células do corpo funcionam, incluindo as do coração, pulmão, rim, fígado e cérebro.

Aqui está apenas um pouco do que a pesquisa atual diz sobre os benefícios do café verde:

 

Perda de peso

O café verde pode ser moderadamente benéfico para aqueles que tentam perder peso, de acordo com uma revisão de estudos publicados.

Diabetes

O ácido clorogênico é um dos polifenóis mais abundantes nos alimentos que ingerimos. Polifenóis são substâncias químicas à base de plantas com propriedades antioxidantes. Eles não só lutam contra os radicais livres que danificam as células, mas eles também podem ajudar a regular o açúcar no sangue.

Um estudo de 2010 relatou que o ácido clorogênico entregue a uma dose de 5 miligramas por quilograma (mg/kg) de peso corporal foi capaz de normalizar os níveis de glicose em ratos diabéticos.

Em humanos, o consumo diário de três a quatro xícaras de café descafeinado contendo altas concentrações de ácido clorogênico reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 30%, de acordo com pesquisa de 2009 da Austrália.

Pressão alta

Há evidências de que o café verde pode reduzir a pressão arterial. De acordo com um estudo de 2006 do Japão, o extrato de café verde prescrito a 140 mg por dia durante 12 semanas reduziu a pressão arterial sistólica em 5 mmHg e a pressão arterial diastólica em 3 mmHg em adultos levemente hipertensos.




Doença de Alzheimer

Por mais improvável que pareça, o café verde pode potencialmente prevenir ou reduzir alguns dos sintomas cognitivos e neuropsiquiátricos da doença de Alzheimer.

O ácido clorogênico tem um efeito estimulante fraco, cerca de um terço tão potente quanto a cafeína. Embora não dê o mesmo “pontapé” que a cafeína, pode elevar o humor e com menos risco de nervosismo ou irritabilidade.

Como usar Café Verde?

O café verde, sendo um café, pode ser consumido na forma de uma bebida. Cabe à pessoa sobre a frequência de consumo de café verde. Os ingredientes necessários para preparar café verde incluem grãos de café verde / pó de café em pó verde, água (fervida e quente) e açúcar (conforme necessário). O café verde pode ser preparado da seguinte forma:

Grãos de café verdes inteiros 

O café verde pode ser preparado a partir de grãos de café verde inteiros, lavando os grãos na água corrente. Em seguida, coloque a água em uma panela e ferva, adicione grãos de café verde para ele.

Em seguida, ferva os grãos na água até a cor da água ficar verde.

Então, pegue uma peneira bem fina e despeje o café verde em um copo.

Grãos de café verde moído 

Se os grãos de café verde puro estão disponíveis para você, então, é o melhor método para consumir café verde como os grãos são de alta pureza. Os grãos podem ser lavados primeiro e secos completamente.

Então, os grãos de café verdes podem ser esmagados em um moedor. O moedor pesado será necessário para este propósito devido à dureza dos grãos, pois eles não são torrados.

Em seguida, o pó pode ser peneirado através de um pano com o menor tamanho de poro para remover as partículas principais.

Em seguida, o pó de grãos de café verde pode ser adicionado à quantidade medida de água e bem cozido para misturar o pó de café nele.

Então, uma vez que a cor da água se torne verde (mostrando a mistura apropriada de grãos de café verdes na água), o líquido pode ser passado por uma peneira para despejá-lo em um copo e apreciado como uma bebida.




Grãos de café em pó verde 

Preparação de pó de grãos de café verde pode ser demorado e difícil em casa. Assim, é melhor comprá-lo do mercado. Pegue uma quantidade medida de pó de café verde em pó e adicione-o à água quente fervida.

Ferva a mistura por pelo menos 10-12 minutos em fogo baixo. Em seguida, desligue o fogo e despeje a mistura no copo através de uma peneira. Se a quantidade de café verde é mais do que necessária, então podes adicionar a uma jarra de vidro e armazenar na geladeira para beber água.

Efeitos colaterais

Extratos de café verde e café verde são geralmente considerados seguros para adultos. Com isso dito, pouco se sabe sobre a segurança a longo prazo do extrato de café verde ou suplementos.

Tal como acontece com o café regular, o café verde pode causar efeitos colaterais, especialmente aqueles com sensibilidade à cafeína. Esses incluem:

  • Insônia
  • Nervosismo
  • Irritabilidade
  • Virada de estômago
  • Náusea
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Dor de cabeça
  • Zumbido nos ouvidos 

Existe alguma preocupação de que o consumo prolongado ou excessivo de café verde possa aumentar o risco de homocisteinemia (o acúmulo excessivo de aminoácido homocisteína ligado a doença cardíaca e aborto espontâneo).

Não há interação medicamentosa conhecida com café verde.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *